quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

1, 2, 3 e...

A idéia inicial deste blog era megalomaníaca, com o título "Sou músico e agora?", deveria ser um livro de auto-ajuda para músicos, iniciantes ou não, e que tivessem em comum a paixão pela música e a idéia de viver de música.

Por ser músico amador, conhecer diversos músicos e ouvir destes, seus problemas vivenciados na profissão, pensei em compartilhar minha experiência de uma profissão formal, onde há mais de 15 anos sigo os padrões impostos pelas empresas em geral: Horário para entrar, horário para almoçar, reuniões, e-mails corporativos, hierarquias e tudo o mais que em primeiro plano pode assustar qualquer um que quer distância desta rotina diária, mas que no decorrer dos meus posts, irei mostrar que um músico e um profissional formal têm muitas características em comum.

Antes de mais nada, gostaria de dizer que após algumas reflexões, descobri que existem 4 grandes grupos distintos dentro da carreira de músico:

Músico Amador: Aqueles que têm na música, seu hobbie, quase como o "futebol de sábado", onde os amigos encontram-se para tirar as músicas de seus artistas favoritos, vão à um estúdio ou na garagem do baterista, tocam em pequenas festas, no condomínio, etc.

Músico da Noite: Aqui, um profissional que tem um campo enorme de trabalho, podendo este campo ser ampliado caso o músico seja aberto a diversos estilos musicais, tenha bons relacionamentos, etc.

Side Man: O músico que acompanha outros músicos, bandas, artistas que estão na mídia... Nesta categoria enquadram-se geralmente, os verdadeiros profissionais, no sentido de administração da carreira, diciplina, marketing pessoal e tudo o mais que será reportado neste blog. Músicos que chegam a este patamar, são músicos que já têm o aval de grandes gravadoras, estão na agenda de produtores e possuem grande ecletismo ou mesmo um domínio muito grande em um estilo específico, o que lhes garante participações especiais e gravações em cd's de outros artistas.

Show Business: Aqui encontramos a verdadeira indústria da música. Nesta categoria, os músicos têm sua imagem cercada pela mídia. O que os diferencia das categorias anteriores é basicamente a exposição de sua imagem, uma vez que em qualquer uma das categorias citadas acima encontramos músicos bons e com qualidade.

O que eu gostaria de deixar claro neste blog é que o que postarei daqui para frente são dicas e cases direcionados aos grupos acima citados, cada um com sua característica e independente de estilo musical ou instrumento. Lembrando também que um músico pode e deve, na maioria das vezes, trafegar em mais de uma categoria. É o caso de um músico que ao mesmo tempo que é guitarrista de uma dupla sertaneja, também tem uma carreira solo para um público segmentado em um estilo totalmente diferente.

Bem, espero que este espaço sirva para contribuir com uma visão mais ampla de como um músico pode absorver as teorias modernas de administração e marketing em sua carreira e conquistar o que todos esperam; Sucesso!

Mas espere, o que é sucesso? Bom, isso é assunto para o próximo post... Até lá!

Nenhum comentário: