sexta-feira, 9 de maio de 2008

Audiovisual - Um show é mais do que só a música

Algumas coisas em propaganda são feitas de uma forma que passam despercebidas aos nossos olhos, mas não por nosso cérebro. São as chamadas "mensagens subliminares".
Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente.

E um show de uma banda não é diferente. A verdade é que quanto mais sentidos a banda estimular em seu público, mais inesquecível será sua apresentação. Além da música, a banda pode e deve utilizar ferramentas audiovisuais para complementar seu show. E não estou falando só de efeitos especiais e pirotcnia, uma apresentação conta desde a imagem (roupas, acessórios, instrumentos) dos integrantes, até a atitude e carismas destes. Além disso, é claro, qualquer intervenção eletrônica, usada com moderação é bem-vinda.

Devemos lembrar que quando uma pessoa sai de casa, principalmente nos dias de hoje, com o caos do trânsito e violência a cada semáforo, esta pessoa que se desloca de sua casa até uma casa de espetáculos, procura diversão, boa música, arte, cultura ou apenas entretenimento. É o que nós fazemos também. E a apresentação da sua banda pode ser mais que apenas mais um show. Você acha que aquele telão majestoso que acompanhava as turnês do Pink Floyd estava lá porque? Entretenimento e fusões audivisuais, que nos incorporavam ao universo da música da banda! Você acha que a Madonna viaja com 30 bailarinos em suas turnês para quê? Bom, além disso que você pensou... Entretenimento, claro! E aquela piada que um vocalista qualquer faz no meio de uma música ou outra é improviso? Pode ser, mas é bem provável que seja algo criado para entreter... somar à música, criar um mito.

O que quero dizer é que músicos ou bandas podem se preocupar em mais do que apenas executar uma boa música. Isto é nossa obrigação! Se você é músico, tocar bem é obrigação. É o mínimo que se espera de um profissional. Ninguém vai a um cirugião cardíaco esperando que ele faça um cirurgia legalzinha. Uma construtora não contrata um engenheiro "meia-boca" para construir aquele centro empresarial de 30 andares (pelo menos não deveria). E uma casa noturna, uma gravadora, um ouvinte, esperam ouvir o seu melhor a cada noite que você pisa em um palco.

Então, absorva a energia do público, crie, invente, some à sua música outros tipos de arte. Isso pode fazer de você uma referência, mas no mínimo, vai fazer você encostar a cabeça no travesseiro com a sensação de missão cumprida.

Até a próxima!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.