quarta-feira, 19 de março de 2008

Atitude x Imagem

Um dos muitos cuidados que nós, profissionais, precisamos ter em nossa carreira, está relacionado à imagem que pretendemos passar aos outros. Devemos ter plena consciência de que nossa imagem ou nosso “personagem” está diretamente relacionado com a evolução de nossa carreira. Existem “personagens” que são arrogantes, egocêntricos, os que são românticos, existem até os que jogam rosas para as fãs...rs; mas não podemos deixar o personagem tomar conta do ator, ou melhor, do músico.

Lembrem-se que, embora a música seja uma arte, a “indústria da música” é cercada de empresas e grandes corporações, que embora sejam mais tolerantes com seus “funcionários” do que as empresas e corporações não musicais, ainda assim, são empresas. Portanto, quando se entra nesta indústria, o músico deve ter em mente que suas atitudes serão analisadas ou por donos de casas noturnas, produtores, donos de gravadoras ou até mesmo o dono da escola de música que você dá aula. É fato que ninguém quer ter um “mala”, bêbado, ou causador de encrenca ao seu lado. Muito menos ter sua marca associada à alguém que causa tumultos, aparece em manchetes sensacionalistas e por aí vai. Existe um limite para a exposição na mídia. Existem músicos que trabalham bem este lado, que são vistos em vários programas, em várias capas de revistas especializadas e são endorsees de grandes marcas.

Mas afinal, o que se espera de um músico além de sua música? Como agregar conteúdo à sua imagem e fazer disso uma fonte de renda extra além de seu talento musical? A resposta é simples. Embora eu ainda não tenha entrado no mérito do Marketing Pessoal, o músico deve entender que quando ganhamos visibilidade e notoriedade, automaticamente nos tornamos formadores de opinião. Eu sei que este fardo nem sempre é algo que queremos para nós, mas quem assiste aos “reality shows” por aí, sabe do que eu estou falando. Pois bem, toda pessoa que se destaca em sua carreira, passa a ser exemplo para outros que estão trilhando ou sonham em chegar ao mesmo ponto, portanto, nessa hora o artista deve ter consciência e utilizar da melhor forma possível sua imagem, pois tudo o que ele disser ou fizer, poderá e será usando contra ele. Claro, estou exagerando um pouco, mas coloquem-se no lugar de uma empresa de encordamento por exemplo, que acabou de criar uma corda que pode ser trocada menos do que as da concorrente e que quer passar essa imagem de resistência e qualidade. Os marketeiros da empresa podem até usar um músico que tenha uma imagem mais radical, que seja tatuado e tudo mais, isso faz parte do mundo da música. Agora, eles vão escolher dentro deste perfil, um músico que além de ter as características que associem sua imagem com a resistência das cordas, também traga credibilidade à marca.

Já que eu entrei no mérito dos endorsees, aproveitei a experiência de Newton Souza, proprietário da agência New Publish, especializada em marketing e propaganda no segmento musical e já foi consultor das marcas Orion e Baquetas Liverpool, para que ele nos desse seu parecer sobre a postura de um músico que procura ser um Endorsee. Com a palavra, Mr. Newton:

“A palavra “endorsee” vem do termo endossar, assinar, aprovar. Ou seja, você como músico para aprovar algo tem que demonstrar experiência e credibilidade no instrumento que você toca e esta experiência tem que ser reconhecida pelo publico.
As empresas procuram patrocinar músicos com este perfil formador de opinião para, muitas vezes, dar o instrumento/acessório ou vender mais barato. Pois é uma relação de troca, de um lado você como músico oferece sua credibilidade e do outro a empresa te fornece instrumentos/acessórios e te divulga como “pagamento” por este seu Knowhow.

O que a empresa avalia para poder dar o endorsee ou não para um musico:

- Visibilidade: Tem CD, DVD outra mídia gravado e divulgado internacional, nacional ou *regional?

- Público: Qual o estilo e público que você ou sua banda atinge? É de interesse da marca?

- Formação de opinião: Você é professor e atua em grandes escolas de musicas com grande quantidade de alunos? Ou *regionalmente abrange uma grande quantidade de alunos? Escreve para alguma revista?

*Regional = Muitas empresas, por estratégia de marketing, procuram músicos bem conceituados em regiões específicas para divulgação e implantação do produto.


Além de todos estes pontos, é sempre bom você se avaliar e pensar se esta pronto para representar uma marca, montar um material que realmente vale a pena o avaliador analisar, não “encher lingüiça” com milhões de fotos e reportagens que não interessam muito (Ex.: Já peguei material que o cara mandou uma foto com cada artista que ele encontrou em feiras ou eventos, e isto é comum acontecer.) Não é de serventia na análise e você ainda é interpretado como tiete. Porém este ato é muito comum.

Monte um breve release com sua formação musical, principais apresentações, cursos ou workshop que participou, se tiver banda inclua o material da banda e o publico que atinge. Se for professor coloque informações das instituições que da aula e quantidade de alunos.
Não esqueçam de deixar referencias para possíveis pesquisas. Porém tenham em mente que os endorsee´s que mais dão certo são os que são procurados pelas próprias empresas.”
(maiores informações: Newton Souza - New Publish -
newpublish@uol.com.br).

Portanto amigos, tenham atitude, é ela que o diferencia de outros músicos, mas tenham cuidado com a sua imagem fora dos palcos e fora dos holofotes. Lembrem-se que um músico é um profissional e depende de sua arte para sobreviver, o que significa não só o som que sai do seu instrumento, mas também a forma como VOCÊ, no sentido literal da palavra, apresenta sua arte ao público e à indústria que a divulga.

Grande abraço e até a próxima!

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